23 Out. 1997 // 30 Nov. 1997

"Goa"

Francisco Laranjo, Júlio Resende, Manuel Casal Aguiar, Marta Resende, Victor Costa e Zulmiro de Carvalho.

Sala de Exposições Temporárias | Temporary Exhibitions Room

Olhar Goa

Numa primeira incursão ao imenso universo que é Goa, levou o Lugar do Desenho em Fevereiro de 1996 uma exposição de Artes Plásticas com a qual, a convite da Fundação Oriente veio inaugurar a sua Galeria na India. Convite que muito nos sensibilizou. Era e é nosso projecto como se disse, então no texto do catálogo dessa exposição "estarmos ali para conhecermos e darmos a conhecer o nosso pensar através da arte porque, nela, as diferenciações só significam a multiplicidade e riqueza da vitalidade do homem, e também, irrecusável apelo ao conhecimento mútuo, indispensável à sociedade fraterna". O que aí aconteceu então, a experiência resultante aqui está exposta, um ano e meio após uma devida reflexão. Uma marca que não deixaráde ser presente no espírito dos artistas que aceitaram este desafio: - Olhar Goa e sentirem-se atraídos pelo fascínio de uma civilização milenar tão pouco conhecida no contexto Ocidental.
Assim esta iniciativa, possível pela disponibilidade e empenhamento da Fundação Oriente, tomou a forma de um segundo projecto que sempre esteve originalmente desenhado: o de podermos mostrar aqui o resultado da investigação de cada um dos artistas participantes neste projecto.
Assim se afirma a vontade de diálogo que o Lugar do desenho definiu como um dos seus projectos e de que a arte é interprete primeira.

Junho 1997
Lugar do Desenho
facebook Lugar do Desenho