27 Mar. 2010 // 16 Mai. 2010

Penso, logo Desenho

Agostinho Santos

Sala de Exposições Temporárias | Temporary Exhibitions Room

Os desenhos de Agostinho Santos emergem das formas humanas distorcidas uma vez que a harmonia da obra não está na perfeição das coisas mas nas leis que regem a sua composição.
A distinção entre a perfeição –. qualidade física dos corpos – e a harmonia – qualidade geométrica dos espaços é essencial quando abordamos a obra de arte. Quando os estetas falam de beleza, no sentido mais correcto do termo, referem-se indistintamente quer à nossa noção de perfeição quer à nossa noção de harmonia. Por isso não se poderia afirmar se, por exemplo, um retrato de mulher – que representa uma figura com um corpo deformado – é belo ou não é belo e isto porque ele pode ser ao mesmo tempo, harmonioso – as relações entre os espaços em si são determinadas por qualidades geométricas – e imperfeito – a disposição dos órgãos ou membros, tal como são aí representados.
A representação dos corpos e seus derivados sentimentos, qualidades imanentes do objecto estão bem expressas na obra de Agostinho Santos. Esses atributos na sua diferente consistência reflectem-se na representação destas figuras.
Assistimos pois à elaboração da composição com a alteração das proporções dos corpos. Estes levitam, distendem-se num influxo que parece projectá-las em direcção ao infinito. É o caso dos quadros pintados pelo Agostinho; há no seu autor, o intuito de criar um mundo original, evocador, reforçado, exaltado pelas formas naturais, o que não impede que outras qualidades possam reflectir-se no espectador.
Estabelecemos entre nós uma relação fraternal pese embora a minha idade.
Momentos de entusiasmo foram alicerçados pelas horas de conversa franca que estiveram na origem de um itinerário sentido de memorável estima.

Nadir Afonso
123
Série “Mulher” (fragmento), tinta da china e aguarela, 2009 | total do trabalho 14,0 cm  x 270,0 cm
Série “Mulher” (fragmento), tinta da china e aguarela, 2009 | total do trabalho 14,0 cm x 270,0 cm
facebook Lugar do Desenho