18 Abr. 2009 // 31 Jul. 2009

Um olhar sobre Júlio Resende

Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende

Sala de Exposições Temporárias | Temporary Exhibitions Room

Um olhar sobre Júlio Resende é o pretexto desta interessante exposição que agora o Lugar do Desenho recebe. Tratando-se de uma iniciativa da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual que o Lugar do Desenho cumprimenta e felicita, não poderíamos ficar alheados de tão simbólico, quanto empenhado momento de reflectir a identidade da cultura portuguesa através do pensamento das futuras gerações de homens e mulheres que são as crianças de hoje. Para além disso, debruçam-se sobre o patrono desta instituição. Que maiores razões seriam precisas para lhes abrirmos as portas?
Vemos, num olhar franco e genuíno como o desenho pode servir para mostrar o que percebemos, num contexto permanente de aprendizagem e de procura de conhecimento. E de como, mesmo na generosa contribuição desse olhar das crianças e dos jovens, o mundo pode ser melhor quando aceitamos sobre ele reflectir esse nosso olhar plasmado em cada um dos objectos aqui expostos. Superfícies coloridas em tamanhos modularmente tratados.
Júlio Resende foi assim o lugar desta procura. Outros artistas, com certeza, lhes servirão também para se conhecerem melhor a eles mesmos. À arte portuguesa e ao seu país, que faz parte do nosso mundo e nos é agora prioritário conhecer, amar e valorizar.
Estão de parabéns a APECV e todos os participantes.

O Lugar do Desenho

Um olhar sobre Júlio Resende
A cultura e a arte são componentes essenciais de uma educação completa que conduza ao pleno desenvolvimento do indivíduo. A arte proporciona uma envolvente e uma prática incomparáveis, em que o educando participa activamente em experiências, processos e desenvolvimentos criativos. Através do diálogo com as obras de artistas da sua cultura as crianças interrogam-se e questionam o seu dia e a dia e o seu entorno, aprendem a ver, a sentir e a pensar através de linguagens específicas das artes e da mediação do artista.
Ao lançar o desafio do seu VII concurso de expressão plástica: “Um olhar sobre Júlio Resende” a Associação e Professores de Comunicação e Expressão Visual (APECV) pretendeu não só prestar homenagem a um pintor cujo lugar na cultura portuguesa é marcante mas também dar oportunidade às crianças e aos jovens de entrar no mundo do pintor e dos seus processos artísticos, fazendo desabrochar em cada aluno através do olhar e do fazer sobre a obra de Júlio Resende o seu sentido de criatividade e iniciativa, uma imaginação fértil e a sua inteligência emocional.
As obras do pintor abordadas pelos alunos ajudaram a construir identidades e perdurarão na memória dos seus pequenos 'fruidores' como uma experiência estética única. Esta exposição reúne 750 maneiras de compreender e de interagir com obras do pintor Júlio Resende através da reflexão crítica despoletando nos alunos sentido de autonomia e liberdade de pensamento e de acção dando-lhes asas para o futuro.

Teresa Eça
Presidente da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual

facebook Lugar do Desenho