13 Out. 2001 // 2 Dez. 2001

"Francisco Brennand - No Acerto com o Mundo"

Francisco Brennand

Galeria do Acervo e Sala de Exposições Temporárias | Temporary Exhibitions Room

Muito se orgulha o Lugar do Desenho em trazer a Portugal o Pintor Francisco Brennand, o mais destacado artista brasileiro e um prestigioso criador de arte contemporânea universal.
Só por grande cortezia e apreço pela instituição fez Brennand atravessar o Atlântico, o que é para nós um privilégio.
Avaliar a arte contemporânea num contexto universal desconhecendo a sua obra seria grave lacuna.
Recordamos que nos começos dos anos 70 em viagem por Pernambuco o pintor Sérgio Lemos nos levou a ver o atelier de Brennand perdido na imensa mata, e foi então que nos demos conta de termos estado em desacerto com o mundo... A natureza desse impacto, não só perdurou mas foi aumentando à escala e à medida de um work-in-progress que potencializava a força telúrica de cada obra e do conjunto num espaço de 15.000 m2.
Já em Fevereiro de 2000, num último encontro, não resistimos a utopia (...) de que revestia um convite para uma exposição no Lugar do Desenho (!). O artista sorriu, no positivo...
Assim, um projecto de vida começado nas margens do rio Capibaride irá reflectir-se nas margens do rio Douro.
O significado disto nos confunde, como o sorriso do Brennand. Muito pequena é esta instituição para a justa homenagem a tão grande Brennand, mas a simplicidade do acto não deixará de traduzir a grandeza da admiração que lhe votamos.

Resende

Francisco Brennand - A figura mítica do Brasil

No sertão de Pernambuco um homem faz surgir um colosso! O poder criativo e a estatura telúrica desse homem não desafiou a natureza! Fez com ela uma aliança! A vida está presente, tanto na da obra como no espaço envolvente do matagal de onde emergem semelhantes sinais de impulsão interna. Francisco Brennand sendo pintor, tornou-se um construtor de espaços sem fim nos quais a cerâmica traduz a obsessão pelas origens dessa vida. Embrenhado na imensa floresta Francisco Brennand surpreende o Mundo! Portugal irá conhecê-lo e, talvez por ironia, num pequeno espaço... "Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende". Brennand, por qualquer razão, desejou estar presente... A exposição apontada para os inícios de Novembro será um acontecimento cultural sem paralelo.
facebook Lugar do Desenho