16 Jun. 2018 // 29 Jul. 2018

O DESENHO DA FBAUP — PROJEÇÕES 2018

Sala de Exposições Temporárias | Temporary Exhibitions Room

Este ano, mais uma vez, retomamos a exposição Projeções, uma iniciativa conjunta entre o Lugar do Desenho — Fundação Júlio Resende e o Departamento de Desenho da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. A novidade, relativamente às edições anteriores que vêm acontecendo desde 2012, é que, para além de mostrarmos, uma seleção dos trabalhos mais significativos realizados na unidade curricular de Práticas do Desenho, apresentamos também uma seleção do trabalho de 7 artistas que participaram numa residência artística em desenho e que ocorreu na zona do Marco de Canavezes entre 5 e 13 de maio de 2018.

Relativamente à primeira iniciativa apresentamos trabalhos de uma grande diversidade onde se exploram técnicas, ferramentas, imaginários e pressupostos bastante diversos, por vezes, mas nem sempre, articulados com outras unidades curriculares da FBAUP nos ramos de Pintura, Escultura e Multimédia do primeiro ciclo. De um modo ou de outro, o desenho é entendido de uma forma genérica nesta disciplina e através do trabalho dos seus interlocutores, como uma atividade autónoma, o desenho pelo Desenho e/ou o Desenho como um processo de reflexão crítica. Vamos, por isso, nesta exposição encontrar meios muito diversos, desde a utilização de técnicas e processos mais tradicionais, narrativas visuais, ilustração, abordagens de carácter experimental, técnicas de impressão e transferência de imagens, desenho digital e programação de dispositivos de desenho até à implementação da fotografia e apropriação de imagens.

Por outro lado, e relativamente à residência artística em desenho, apresentamos trabalhos bastante distintos, resultantes porventura do lugar onde trabalhamos e também da liberdade que foi dada aos participantes tanto em termos de definirem os seus próprios projectos a nível conceptual como a nível técnico. Um aspecto interessante desta iniciativa, e de que nesta exposição damos eco, foram as experiências realizadas com uma câmara clara, dispositivo este que foi circulando de dia para dia pelas mão de todos.

Pedro Maia, Junho de 2018
facebook Lugar do Desenho