03 Mar. 2018 // 20 Mai. 2018

UNS DYAS ENTRE NÓS — DESENHOS HUMORÍSTICOS DE JÚLIO RESENDE

Sala de Exposições Temporárias | Temporary Exhibitions Room

No centenário do nascimento de Júlio Resende, o Lugar do Desenho celebra uma faceta peculiar do artista, através de uma exposição que apresenta desenhos de circunstância, de natureza humorística, datados de 1979 a 2000.

Realizados, na sua maioria, a esferográfica, estes desenhos de pequena dimensão evocam o registo direto de instantes que o artista viveu, descontraidamente, como um viajante em férias que apura a sua observação e aguça a sua predisposição para olhar os episódios em volta com um sentido de humor contagiante.

Consciente da dimensão particular que ocupam na sua obra, o autor assinou muitos destes desenhos como Dyas, apelido que também consta do seu nome, aqui alterado pela letra “y”. Para lá de instituir uma espécie de heterónimo, esta assinatura tem a vantagem de remeter para um quotidiano em que todos os dias são dignos de registo.

Umas vezes subtil e complacente, outras vezes crítico, sempre arguto, Resende dá-nos um retrato perspicaz da espécie humana nas situações ora caricatas, ora ridículas e anedóticas em que todos nos descobrimos num ou noutro momento da nossa existência. Apanhar esse momento, arquivá-lo mediante o desenho e deixar umas quantas anotações e comentários manuscritos para orientar a 
nossa observação foi o que fez Júlio Resende. Esta terá sido uma forma de dar continuidade 
ao espírito juvenil que o fez partir para o desenho humorístico na imprensa e para as tiras de banda desenhada a que se dedicou nos tempos iniciais da sua vocação artística.

Lugar do Desenho
123456789101112131415161718
A Nacional Sensibilidade Pela Paisagem (n.dat.) | Desenho a esferográfica preta | 14,5 x 19,5 cm
A Nacional Sensibilidade Pela Paisagem (n.dat.) | Desenho a esferográfica preta | 14,5 x 19,5 cm
facebook Lugar do Desenho