16 Dec. 2017 // 31 May 2018

A EXPERIÊNCIA DO LUGAR - JÚLIO RESENDE

Município de Anadia | Museu do Vinho Bairrada

Não vamos aqui tecer considerações sobre a obra de Júlio Resende. São por demais evidentes a sua importância, a sua abrangência, a sua originalidade, o seu valor…
Perante tudo isto, o Município de Anadia não poderia ficar indiferente à possibilidade de trazer ao concelho esta exposição que assinala o centenário do nascimento do artista. E, desta forma, gostaríamos, desde já, de expressar o nosso reconhecimento ao Lugar do Desenho — Fundação Júlio Resende, não só por se ter empenhado em proporcionar-nos esta mostra, mas também por todo o acompanhamento dado a este processo.
Não estaremos a exagerar se dissermos que houve uma verdadeira intenção de trazer Júlio Resende de volta a Anadia. Porque a verdade é que Anadia faz parte do percurso e da obra do mestre, já que, juntamente com Leopoldo de Almeida e Charters de Almeida, foi um dos artistas escolhidos, em 1964, para a decoração do novo edifício da Domus Iustitiae de Anadia, projectada por Raul Rodrigues Lima em 1959. Coube a Júlio Resende a criação do fresco que enriquece a sala de audiências (tribunal colectivo), e que o artista dedicou à Concessão do Foral a Anadia por D. Manuel I em 1514. Terá sido realizado durante as férias do Natal de 1965, a pedido do mestre, para, assim, poder conciliar este trabalho com os horários da Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde leccionava.
A grande dimensão (6 x 3,3m), a exuberância da cor, e a imponência das figuras retratadas caracterizam esta obra, e permitem-lhe dominar a sala onde se encontra. Foi perante ela, aliás, que, na inauguração do tribunal, no dia 24 de Julho de 1966, as entidades oficiais proferiram os seus discursos de ocasião.
Por motivos óbvios, esta obra de Júlio Resende não é de fácil acesso. Mas que esta não seja a razão para um desencontro com este trabalho que o mestre realizou em Anadia.
E que A experiência do Lugar seja a circunstância perfeita para esse (re)encontro e, ao mesmo tempo, para conhecermos melhor o percurso de Júlio Resende, graças à fruição da sua obra.

Anadia, 16 de Dezembro de 2017

A Presidente da Câmara Municipal de Anadia
Maria Teresa Belém Correia Cardoso





123456789101112131415
Evocação 3, 2007 | Óleo s/ tela | 100,0 x 100,0 cm| GOA
Evocação 3, 2007 | Óleo s/ tela | 100,0 x 100,0 cm| GOA
facebook Lugar do Desenho