07 Dez. 2017 // 25 Fev. 2018

O TEMPO E AS FORMAS – JÚLIO RESENDE - ANOS 50

Museu Internacional de Escultura Contemporânea em Santo Tirso

Este é um espaço de circunstância, de apresentação de uma exposição da autoria de um artista plástico cuja obra se encontra amplamente reconhecida nos meios académicos e muito apreciada nos meios artísticos.

Pintor, ceramista e escultor, Júlio Resende possui uma vastíssima obra que permite revisitar a arte moderna e contemporânea portuguesa do século XX. Este reconhecimento encontrou na Câmara Municipal não só disponibilidade e interesse, mas, fundamentalmente, o reconhecimento de uma oportunidade de se associar à comemoração do centenário do nascimento do pintor, desenvolvida pela instituição da qual é patrono – A Fundação. O Lugar do Desenho.

As obras expostas abrangem um amplo reportório e um arco temporal significativo que expressam e refletem a dinâmica da produção artística nacional nas décadas de cinquenta e sessenta do século passado, que constituiu um período de transição de grande relevância para a produção artística contemporânea.

O critério de qualidade assumida na programação das exposições realizadas na sede do Museu de Escultura Contemporânea de Santo Tirso tem contribuído para o desenvolvimento e enraizamento de uma cultura de exigência. Hoje em dia, para qualquer munícipe a expressão artística contemporânea, se não é completamente inteligível, pelo menos já não é estranha e cada obra de arte é olhada como objeto significante, que para além de qualificar o quotidiano, merece o respeito que lhe é conferido pela sua natureza.

Congratulamo-nos com a iniciativa da Fundação do Lugar do Desenho e agradecemos a oportunidade proporcionada à Câmara Municipal de Santo Tirso de se associar a este momento de grande transcendência cultural que representa a celebração dos 100 anos do nascimento de Júlio Resende.

JOAQUIM BARBOSA FERREIRA COUTO
Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso




123456
S/ título, 1959 | Pena de tinta da china | 50,1 x 64,7 cm | Colecção Lugar do Desenho — Fundação Júlio Resende
S/ título, 1959 | Pena de tinta da china | 50,1 x 64,7 cm | Colecção Lugar do Desenho — Fundação Júlio Resende
facebook Lugar do Desenho