29 Jul. // 29 Oct. 2017

RESENDE – ALENTEJO

Palácio Marqueses da Praia e Monforte em Estremoz | Município de Estremoz

No ano em que se comemora o centenário do nascimento do Mestre Júlio Resende, o Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende apresenta a exposição “Resende Alentejo”, patente de 29 de julho a 29 de outubro, no recentemente recuperado Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte desta cidade.
Trata-se de uma exposição que integrará essencialmente as obras da fase alentejana deste pintor português, cuja obra é internacionalmente conhecida e reconhecida, e que é acolhida nesta sala de exposições da nossa cidade, um espaço privilegiado e notável para este tipo de iniciativas e que é hoje uma referência no Alentejo.

Com efeito, o Palácio Marqueses da Praia e Monforte, integralmente recuperado e aberto ao público em 2013 pelo Município de Estremoz, é um dos três espaços expositivos que existem nesta cidade, com uma programação anual que privilegia as artes visuais e a arte popular e que recebem, no seu conjunto, mais de vinte e cinco mil visitantes por ano. Estes espaços recebem mais de vinte mostras anuais, facto ímpar no Alentejo e que merecia outro olhar por parte dos media e das entidades com responsabilidade na área da cultura.

Sobre a exposição “Resende Alentejo”, é de referir ainda que a fase alentejana de Júlio Resende está bem presente nos desenhos que doou ao acervo da Galeria de Desenho deste Município, através do estremocense e meu amigo Armando Alves, a quem se devem também os contactos entre a autarquia e a Fundação Júlio Resende para organização desta exposição.

Pela importância que Júlio Resende detém no panorama artístico nacional, o Município de Estremoz não podia deixar de associar-se às Comemorações do Centenário do seu nascimento e apoiar a concretização desta exposição pelo Lugar do Desenho, a quem agradecemos o interesse manifestado em apresentá-la nesta cidade, facto que muito nos honra e que certamente contribuirá para a valorização cultural do concelho de Estremoz.

Luís Filipe Pereira Mourinha
Presidente da Câmara Municipal de Estremoz



12345678910111213
Figura alentejana com cavalo, 1983 | Tinta da china, aguarela | 65 x 50 cm | Colecção do Museu Municipal de Estremoz
Figura alentejana com cavalo, 1983 | Tinta da china, aguarela | 65 x 50 cm | Colecção do Museu Municipal de Estremoz
facebook Lugar do Desenho