16 Abr. 2016 // Jan. 2017

RESENDE convida ...a relembrar o alentejo

Casa-Atelier Júlio Resende

A Casa Júlio Resende faz parte integrante do Lugar do Desenho.
Uma casa, é necessariamente um espaço íntimo e neste caso, o espaço em que um artista viveu e criou grande parte de sua obra.

Para que a casa não fosse apenas uma casa museu, decidiu o Lugar do Desenho, organizar pequenas exposições íntimas focando aspectos da vida de Resende e procurando mostrar material, de preferência, pouco conhecido ou inédito.

Para além disso estão programados pequenos concertos de câmara, leitura de poemas ou extractos de livros sobre as temáticas mais variadas que se relacionem com Resende.

No seguimento à exposição anterior, “Resende convida... a sorrir” surge agora “Resende convida... a relembrar o Alentejo” em que se mostra, sem pretensões um pouco da atmosfera da vida em Viana do Alentejo.

Pequenos textos, fotos, filmes e trabalhos de Resende um ou outro inédito, relembrando o tempo do Alentejo... o dia a dia de artista numa solidão expressamente desejada. Relembram-se a Escola de Cerâmica, alunos, amigos e obras que daí resultaram.

Devido à comemoração do centenário do nascimento, do irmão de Júlio Resende o Maestro Resende Dias a 25 de Abril 2016, estarão ainda patentes na Casa em forma de pequena homenagem, painéis relembrando os passos de vida do Maestro Resende Dias.

Marta Resende
facebook Lugar do Desenho