13 DEZ 2015 // 16h00

CONCERTO DE NATAL 2015 | Luís Costa (pianista) José de Eça (tenor)

programa FRANZ LISZT RAPSÓDIA HUNGARA NO. 13 FREDERICO LACERDA TENHO TANTAS SAUDADES FREITAS BRANCO AQUELA MOÇA RICHARD STRAUSS ZUEIGNUNG - MORGEN - ALLERSEELEN HENRI DUPARC L'INVITATION AU VOYAGE - PHIDYLÉ - LA VIE ANTÉRIEURE

Sala de Exposições Temporárias | Temporary Exhibitions Room | (2€)

LUÍS COSTA iniciou seus estudos aos 8 anos de idade, com Zhuang Xiao Hua. Poucos anos mais tarde, continuou com o seu actual professor e grande inspiração, Álvaro Teixeira Lopes. Em 2012 estudou na HFM Stuttgart, sob a orientação de Friedemann Rieger, onde terminou com máxima classificação. Foi premiado em variados concursos como Concurso Internacional “Mesnil des Arts”, Concurso Ibérico do Alto Minho, Concurso Internacional de Santa Cecília e Prémio Jovens Músicos - Música de câmara. Conta com recitais por todo o país, bem como no estrangeiro, onde é de destacar os mais recentes concertos na Alemanha (Darmstadt, Reutlingen, Romrod, Filseck) onde a crítica o descreveu como um “Pianista Musicalmente Sofisticado”(Fulder Zeitung). A sua carreira leva-o ainda a ter actuado em cidades como Girona, Roma, Joanesburgo, Pretória, Cidade do Cabo, Otava, Toronto, Montreal, Harare, Windoek, Londres, Frankfurt, Estugarda, Léon, Madrid, Bergen incluindo salas como Casa da Música, Glenn Gould Studio, Auditorio Ciudad de Léon, etc, ou festivais destacando Festival Saint Pere de Rodes, Festival Percursos da Música, Festival St. Mesnil des Arts, Ciclo Novos Talentos do Teatro Campo Alegre, Festival Musique en Vallée du Tarn, Ciclo de Jóvenes Intérpretes Zaragoza. Em Setembro de 2013 foi seleccionado para participar na integral dos concertos de Beethoven, tendo oportunidade de trabalhar com o maestro Bruno Aprea e sua classe e a Orquestra sinfónica de Jovens de Málaga. Apresentou-se também a solo com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra de Câmara da Maia e Lusitanae Ensemble. Actualmente mantém contacto regular, em Madrid, com o pianista Joaquin Soriano, sendo também ele uma grande inspiração. Dedica parte do seu tempo à música de câmara, tendo trabalhado com músicos como António Meneses, Lluis Claret, Hans-Peter Stenzl e António Chagas Rosa. Tem uma intensa actividade em duo, com o irmão violoncelista, Fernando Costa. Entre os seus próximos projectos destacam-se os concertos no Brasil, Santiago do Chile e China. Gravou para o canal de televisão portuguesa “RTP” e para a rádio “Antena 2”, radio CHIN, e NBC television. É representado pela agência KNS artists management. Gravou CD com obras de Scarlatti, Schumann e Chopin para a Editora KNS Classical.
luiscostapiano.com


O jovem Tenor Português JOSÉ DE EÇA, iniciou os estudos musicais, solfejo e piano, desde muito cedo, com sua Mãe, Maria de Almeida de Eça e trabalhou o aperfeiçoamento vocal com seu Pai, o Professor Oliveira Lopes, a sua grande inspiração. Frequentou a classe de canto da Professora Fernanda Correia no Conservatório Superior de Gaia e actualmente trabalha com Filomena Amaro.
Com apenas 21 anos conta já com uma série de apresentações como solista. Enquanto barítono, interpretou em vários espectáculos cénicos com obras célebres como: “ Amahl e os visitantes da noite” de Menotti, “ Música no coração” de Óscar Hammerstein, “ Eloise “ de Karl Jenkins, “Brundibár” de Hans Krása e “Die Zauberfloete” de Mozart, realizados em várias localidades no norte de Portugal.
Fez a sua estreia em Oratória a convite do Círculo Portuense de Ópera (CPO) participando como solista no “Requiem” de Fauré. No seu curriculum constam também os solos de tenor da Petite Messe Solennelle de Rossini e da Missa in angustiis de Haydn realizadas em 2014.
As suas interpretações em Recitais, têm vindo a merecer grande sucesso junto do público o que o levou a apresentar-se não só em Portugal como também em Espanha, França, Itália, África, no Festival Internacional de Música, homenageando o compositor francês Claude Debussy pelos 150 anos de seu nascimento, realizado em Adis Abeba (Etiópia) e levá-lo-ão a actuar no Chile, Brasil, China e África no próximo ano.
Considerado um artista bastante flexível, exprime-se em vários idiomas e são de destacar as suas interpretações em Lied e Mélodie. Entre os artistas com quem tem colaborado surgem nomes conceituados como: Helena Marinho, Paule Grimaldi , José de Oliveira Lopes, Álvaro Teixeira Lopes, Adriano Jordão, Mário Mateus, José Eduardo Gomes, Luís Costa, Tiago Nunes, Ángel González, Armando Vidal, entre outros.

facebook Lugar do Desenho