9 mai. | 31 jul. 2015

PEDRO ROCHA | desenhos irrealistas

Sala de Exposições Temporárias | Temporary Exhibitions Room

O grupo de desenhos que agora se mostram, possui uma independência própria, não se situando antes ou depois do quadro, isto é, como trabalho preparatório ou resultado posterior, habitualmente designado por "work on paper", de formato e valor contabilístico reduzidos como tal, mais facilmente transacionáveis. São trabalhos concebidos, tendo como objetivo, quanto à sua execução, a exploração predominante de meios abrasivos.
A sua génese supõe um olhar heterodoxo sobre trivialidades da vida quotidiana, realidades externas, objetivas, em trânsito para uma realidade fictícia. Temperada a verdade real pela imaginação, pelo espírito criador, num processo de expurgo, entre a atenção e a perplexidade, gerador de novas sínteses de presença inapreensível.
No fundo, dois aspetos dificilmente coadunáveis se confrontam. Um conceito de realismo derivado do ponto de vista histórico-filosófico, entendido como recurso a meios estilísticos realistas, tendo por vocação representar o real acessível ao olhar. Outro, o desmoronar da evidência naturalista, pela perda progressiva de referencial e pela procura incessantemente retomada da realidade última, decorrente da modernidade.
Perante a impraticabilidade de delimitar territórios, toda a combinação de conceitos se perspetiva. Entre a abstraçào e a híper figuração, entre a intuição e a racionalidade, entre o simulacro e a invenção, germina a noção ilimitadamente maleável de irrealismo.
Paralelamente se consolida o nexo destas imagens; desenhos irrealistas.

Pedro Rocha

Convite
facebook Lugar do Desenho