7 MAR. | 03 MAI. 2015

ISABEL QUARESMA | um sim um não

Sala3 / HISCOX seguros de arte | Room3 / HISCOX art insurance

Para a sala número 3 do Lugar do Desenho, escolhi trazer um conjunto de trabalhos
que fazem parte da minha mais recente investigação no campo da intersecção entre têxtil e desenho mediada pelo corpo. O nome da peça que dá o nome a esta exposição – Um Sim Um Não, remete para o movimento alternado do tear que é responsável pelo entretecer da teia e da trama para construir o tecido.
Estes movimentos repetitivos e obsessivos são os mesmos movimentos pelos quais se constroem também os desenhos que mostro aqui. De facto, os atos têxteis possuem qualidades obsessivas e viciantes; provocam a tentação de nos deixarmos enclausurar em processos que se desenrolam com eles mesmos, e com os que são arrastados para eles. Esses processos são executados de uma forma lenta e repetitiva que levam a cabo a construção da peça, milímetro por milímetro, ponto a ponto, laçada sobre laçada.
A repetição está então associada à manutenção de um ritmo, e é através do gesto repetido da ação dos processos, que se constrói a superfície têxtil. Ao contrário de uma visão autográfica que reconhece no desenho uma imagem única e irrepetível, o gesto do têxtil não pode ser separado de um impulso para uma repetição automática. Este gesto informou os desenhos, não do ponto de vista privilegiado de uma visão monocular, mas que progridem num espaço aberto e háptico.
Isabel Quaresma

http://isabelquaresma.wix.com/isabelquaresma

Convite

facebook Lugar do Desenho