12 Jul. 2014 // 12 Out. 2014

FLÁVIA COSTA - PROJETO DE DESENHO

SALA 3

PROJETO DE DESENHO comprende um conjunto de exercícios práticos que ensaiam as premissas da representação de um espaço não marcado ou “não-lugar” (Augé, 2005). Tendo como objeto de estudo o espaço da Estação de Campanhã estes desenhos relacionam questões como mobilidade, desenho de montagem, uso desviado do traçado e estabelecem jogos retóricos entre algumas estratégias do desenhar.

O interesse no projeto voltava-se, sobretudo, para o estudo das condições instrumentais relativas à produção do desenho: por um lado as determinantes das convenções dos sistemas de representação do espaço no plano (como a perspetiva, a geometria, etc); por outro a natureza diferenciada dos materiais gráficos que podem ser explorados em diferentes dinâmicas processuais (com mais ou menos intensidade, com mais ou menos opacidade e transparência).

A intenção é dar a conhecer um conjunto de representações da sucessão do espaço percorrido pelo corpo e através das articulações materiais construir uma realidade que se confirma pelas sucessivas identificações da forma. É desta forma, um trabalho aberto onde as poéticas se desenvolvem por analogias, oposições, semelhanças, jogos conotativos, linguagem gráfica...

PROJETO DE DESENHO foi ainda o ponto de partida para um estudo mais alargado que problematiza a representação de espaços não marcados – (DES) DESENHAR O LUGAR.

postal - clique aqui
12

facebook Lugar do Desenho