29 Jun. // 11 Out. 2013

CATARINA LIRA PEREIRA | On the Side

Sala 3 | Room 3

Imagens surgem e desaparecem nas nossas mentes como se de reflexos em águas agitadas se tratassem. São consequência de momentos e locais que marcaram, geraram sentimentos, que prenderam. São ligações criadas por algum tipo de impacto emocional e que moldam também a essência da individualidade. Há nisso algo de potencialmente vulnerável, porque a nossa percepção alimenta-se da realidade que vive na memória e da realidade em constante captura do presente.
Explorar o espaço da memória é uma forma de perpetuar histórias, como quando se contam de geração em geração. A sua descrição ou reconstrução submete-nos a uma inevitabilidade da criação de um paralelo entre realidade e distorção. São representações imperfeitas de um passado que é alterado, fragmentado, reconstruído e reinterpretado no tempo.
Estas obras pretendem figurar uma luta contra o sentimento de esquecimento, e uma aceitação do sentido do passado distorcido. É fazer deste passado algo tangível ao espectador, uma partilha de detalhes e de memórias complexas.

Catarina Lira Pereira
www.catarinapereira.com
On the Side
On the Side
facebook Lugar do Desenho