30 Jun. 2012 // 31 Jul. 2012

PROJEÇÕES2012 | O Desenho da FBAUP

Sala de Exposições Temporárias | Temporary Exhibitions Room

CATARINA CUBELO | DIOGO MAIA | HORÁCIO FRUTUOSO | JOÃO PEDRO TRINDADE | ANA LINHARES | SOFIA PALMA | DEDENDERA (FABÍOLA AUGUSTA) | ALEXANDRA RAFAEL | CLARA ALMEIDA | DIANA PEREIRA | FILIPA CRUZ | FERNANDO TEIXEIRA | LUÍS COUTO | JOÃO ABREU

O desenho é, simultaneamente, um nome e um verbo.
Esta duplicidade caracteriza os seus novos contextos de receção na contemporaneidade, mas também a sua resistência a uma única definição medial ou disciplinar.
Como nome, designa uma prática cujo estatuto autónomo é frequentemente construído num diálogo aberto, mas não subordinado, com as imagens e processos de outras áreas artísticas e do saber;
Como verbo, é parte de um sistema conceptual que filtra certas propriedades da cultura – visual e performativa – através dos atos que realiza para a compreender.

“O lugar do desenho” é, por isso, também um nome e uma acção.
Nome de um espaço que celebra e homenageia a figura do seu fundador, Júlio Resende, revelando com isso uma prática transversal a toda a sua obra, forma de pensar, de descoberta e relacionamento com o mundo;
Ação, no sentido de criar um lugar onde “habitar” fosse, na expressão seminal de Franceso Doni, uma forma de “entrar no traço do desenho”, ativando um confronto plural entre as novas paisagens que se abrem ao desenho no cruzamento das práticas artísticas, científicas e pedagógicas.
Este lugar do desenho é, pois, o da partilha do sensível através do desenho.

O projeto que agora se apresenta resulta de uma colaboração institucional, mas também de uma relação natural, entre o lugar do desenho/Fundação Júlio Resende e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Esta relação assenta em propósitos comuns: o de estimular um diálogo público sobre as funções do desenho na arte, ciência e cultura contemporâneas, criando as condições para que esse diálogo se estabeleça num contato direto com os desenhos.

Estamos convictos que a Faculdade de Belas Artes é um campo privilegiado para que estes cruzamentos, onde o desenho explora as possibilidades de mediação da subjetividade e do conhecimento, tenham lugar.

O Lugar do Desenho – A Direcção Artística
Projeções 2012


Dando continuidade à iniciativa conjunta do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende e do Grupo de Desenho (atualmente a Subunidade Orgânica de Desenho) da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, que contou em anos anteriores com o trabalho de curadoria dos Professores Manuel Casal Aguiar e de J. Jorge Marques, vimos mostrar este ano uma seleção de trabalhos realizados por estudantes no âmbito da unidade curricular Práticas do Desenho.
Se, tendencialmente, em anos anteriores, neste mesmo ciclo de exposições, a tónica dos trabalhos e da iniciativa no seu geral remetia-nos para a ideia do Desenho como uma atividade autónoma, independente de outras práticas artísticas desenvolvidas pelos estudantes finalistas da Licenciatura em Artes Plásticas (Primeiro Ciclo) em outras disciplinas e ainda em sintonia com o atual programa da unidade curricular Práticas do Desenho, nesta mostra, por iniciativa dos seus autores e por conivência do docente da disciplina, através das propostas de trabalhos apresentadas em contexto académico, evidencia-se, numa parte substancial das obras apresentadas uma vontade de também entender e desenvolver o Desenho como atividade exploratória direta ou indiretamente articulada com outras linguagens e/ou meios de expressão visual.
Consequentemente, não sem privilegiar nesta exposição posturas e atuações muito diversificadas, como de resto vinha acontecendo com mais evidência nas duas anteriores iniciativas deste ciclo (2010 e 2011), apresentamos desenhos lado a lado com outros artefactos que, com certeza, refletem precisamente a persistência do Desenho que se assume per si mas que ao mesmo tempo expande o seu território mutante ao revelar-se através de outros meios, formas e linguagens.

Pedro Maia, junho de 2012

Projecções 2012 continua a ser uma montra do que é entendido por Desenho na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Disciplina nuclear dos seus cursos e da sua história, ela afirma-se como o resultado de uma selecção de diferentes abordagens da sua enunciação, do seu conceito e da sua prática nesta Escola.
Se, por um lado, devemos continuar a honrar os compromissos assumidos com o Lugar do Desenho, cujo patrono é figura de maior relevo na história do Desenho Português, também a Faculdade não se deve escusar a mostrar o seu depoimento num momento de balanço em final de ano lectivo, de espaços de afirmação da inteligência e da sua capacidade de agir e pensar, nesta matéria tão essencial quanto sensível do qualquer estudante de arte.
Ao Professor Doutor Pedro Maia, devo um agradecimento especial pela sua dedicação e competência na curadoria desta exposição. Ao Conselho de Administração do Lugar do Desenho, agradecimento também pela confiança depositada neste protocolo e iniciativa partilhada de pensar o objecto que nos reúne neste momento, e que anualmente convocamos em conjunto.


Francisco Laranjo
Director da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
PROJECÇÕES2011 [Drawing for FBAUP]
PROJECÇÕES2011 [Drawing for FBAUP]
facebook Lugar do Desenho