CASA-ATELIER JÚLIO RESENDE

Casa-Atelier do Artista
Projectada em 1962 pelo arquitecto José Carlos Loureiro, a casa-atelier de Júlio Resende foi classificada como Monumento de Interesse Público em Junho de 2011 e é um exemplar notável da arquitectura moderna portuguesa.

Abertura ao público primeiro e terceiros sábados de cada mês. Durante a semana por marcação.

Reabertura | 31 de Janeiro 2015

A casa- atelier Júlio Resende foi o local de vida e trabalho do pintor entre os anos 1962 a 2011 e está situada em Gramido, Valbom Gondomar.
O Arquiteto e amigo J. Carlos Loureiro planeou-a com a maior liberdade tendo tido como única condição, o tamanho do atelier que Resende definiu.
Neste atelier passou Resende a maior parte da vida pintando, meditando escrevendo num ininterrupto diálogo com a realidade e o seu mundo de interior.
Um espaço de grande simplicidade, que se tornou o seu espaço de trabalho.
Depois de uma remodelação o atelier recuperou o caos usual e os objetos que Resende colecionou ocupam de novo o seu sítio habitual.
A casa vai oferecer várias possibilidades de amplificar o conhecimento da história humana e o legado artístico artista .
À disposição dos visitantes estarão vídeos, material fotográfico e sonoro, conferências, leitura de textos, música de câmara e a organização periódica de exposições íntimas sobre Resende que contribuirão para atualizar e aprofundar a figura do grande pintor Portuense.
facebook Lugar do Desenho